terça-feira, 5 de junho de 2012

Príncipe

Príncipe
(Príncipe reinante) ou a um membro de uma família reinante. Atualmente existem três principados independentes: Andorra, Mônaco e Liechtenstein.

Na maioria das Monarquias o título de Príncipe é dado a todos os filhos de um Chefe de Estado. Nessas Monarquias o Herdeiro do Trono tem, normalmente, um título adicional para o distinguir dos outros Príncipes (Ex.: Príncipe Real, Príncipe Imperial, Príncipe da Coroa, Príncipe Herdeiro, etc.). Em algumas Monarquias o título Príncipe é inclusivamente concedido a nobres não pertencentes directamente à Família Real. Nas Monarquias ibéricas, contudo, o título de Príncipe só é dado aos Herdeiros do trono, recebendo os restantes filhos do Monarca o título de Infante.

O termo foi usado pela primeira vez pelo imperador Otávio Augusto no ano de 27 a.C. e vem do Latim "principis", "princeps", que significa ‘‘o primeiro cidadão do estado’’, e era atríbuido anteriormente ao chefe do senado romano como princeps senatus.
Títulos de Príncipe
Brasil
Príncipe Imperial do Brasil: título do Herdeiro aparente da Coroa Imperial Brasileira.
Príncipe do Grão-Pará: título do primogénito do Herdeiro aparente da Coroa Imperial brasileira.
Príncipe do Brasil: título utilizado para designar os filhos não-herdeiros do Monarca brasileiro, correspondente ao título português de Infante, bem como os filhos desses.
Príncipe de Orléans e Bragança: título utilizado para designar os descendentes por linha varonil direta de D. Luís Gastão de Orléans, Conde d'Eu, e de Dª.. Isabel Leopoldina de Bragança, Princesa Imperial do Brasil.


Dinamarca
Príncipe herdeiro da Dinamarca: título do Herdeiro aparente da Coroa da Dinamarca.

Espanha
Príncipe das Astúrias: antigo título do Herdeiro aparente da Coroa de Castela e, atualmente de Espanha.
Príncipe de Girona: título do Herdeiro aparente da Coroa de Aragão, hoje associado ao de Príncipe das Astúrias
Príncipe de Viana: título do Herdeiro aparente da Coroa de Navarra, hoje associado ao de Príncipe das Astúrias.

França
Delfim de França: título do Herdeiro aparente da Coroa da França, durante as Dinastia de Valois e Bourbon.
Inglaterra
Príncipe de Gales: título do Herdeiro aparente da Coroa do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Países Baixos
Príncipe de Orange: título atualmente atribuído ao Herdeiro aparente da Coroa dos Países Baixos.

Grécia
Duque de Esparta:título atualmente atribuído ao Herdeiro aparente da Coroa grega.

Portugal
Príncipe herdeiro de Portugal: título dado, desde o Reinado de D. João I ao Herdeiro presuntivo da Coroa de Portugal.
Príncipe do Brasil: título dado, a partir do Reinado de D. João IV ao Príncipe Herdeiro de Portugal quando do sexo masculino. No reinado de D. João V passou a ser o título de todos os Herdeiros do Trono, independentemente do sexo. Extinto ao se elevar o Brasil à condição de Reino.
Príncipe da Beira: título criado por D. João IV para designar as filhas mais velhas do Monarca de Portugal, Herdeiras ou não da Coroa. No Reinado de D. João V passou a ser o título de todo primogénito do Herdeiro presuntivo do trono de Portugal, independentemente do sexo.
Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves: título criado em substituição do de Príncipe do Brasil, na altura da elevação do Brasil a Reino Unido ao de Portugal.
Príncipe Real de Portugal: título que substituiu o de Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a seguir à separação entre Portugal e Brasil.

Princesa
Princesa é a forma feminina de príncipe (do Latim princeps, que significa cidadão principal). Na maioria das vezes, o termo foi usado pela esposa de um príncipe, ou pelas filhas deste.

Por muitos séculos, o título de "Princesa" não era regularmente utilizado para a filha de um Monarca, que simplesmente eram chamadas de "Lady" ou um equivalente. O inglês antigo não tinha nenhum equivalente feminino de "Príncipe", "Conde", ou qualquer Tratamento Real ou Nobre além de Rainha, e as mulheres da nobreza tinha o título de "Lady".

As mulheres ganharam mais autonomia ao longo da história europeia. O título de Princesa, simplesmente, passou a ser utilizado por uma Filha de um Monarca ou por uma esposa de um Príncipe, não implicando, necessariamente, ser controlado ou de propriedade de um Príncipe. Em alguns casos, uma Princesa é a Chefe Hereditária de um Estado, de um Principado ou área significativa de seu próprio direito. O significado antigo aplica-se na Europa ainda na medida em que, uma plebeu que se casasse com um Príncipe, iria quase sempre se tornar uma Princesa, mas um cidadão do sexo masculino que se casasse com uma Princesa, quase nunca se tornaria um Príncipe, a menos que a sua esposa tenha, ou viria a ter, um título maior, como o de rainha reinante ou de Princesa Soberana, como por exemplo, a Princesa Luísa-Hipólita, Princesa de Mônaco. A implicação é que se o homem detivesse o título, ele teria mais poder sobre a sua esposa, sem linhagem necessária.

Em muitas das Famílias Reais da Europa, um Rei concede aos seus Herdeiros, Principados Reais ou Teóricos para treiná-los para o futuro Reinado ou dar-lhes status social. Esta prática tem feito com que, ao longo do tempo, muitas pessoas pensem que "Príncipe" e "Princesa" são títulos reservados para a Família imediata de um Rei ou Rainha. Na verdade, a maioria das princesas da História não eram membros imediatos da Família Real, mas as mulheres que se casaram com Príncipes; no entanto, em muitos casos, uma Princesa iria escolher alguém fora da Realeza para se casar.

Títulos de Princesa
Princesa Real da Inglaterra
Princesa da Beira
Princesa Herdeira da Suécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário