![]() | ![]() | ![]() |
Tudo sobre conhecimento e suas curiosidades!! Vamos descobrir as maravilhas escondidas atrás do desconhecido!!
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Historia dos batistas!!
Somos QUEM Como Batista
Somos hum Povo Que VEM de Longe, nomos COM muitos, de muitas perseguições, de muitas Lutas, mas Construindo UMA Bela História de Fé, de doutrina e de principios. Guia Você conhecerá OS n Conteúdos dos Documentos Que disponibilizamos Neste Portal.
Somos hum Povo Que VEM de Longe, nomos COM muitos, de muitas perseguições, de muitas Lutas, mas Construindo UMA Bela História de Fé, de doutrina e de principios. Guia Você conhecerá OS n Conteúdos dos Documentos Que disponibilizamos Neste Portal.
Somos O Povo da bíblia, uma Palavra Infalível e Eterna de Deus. Cremos los Deus Pai, santo, justo, criador, sustentador de e TODAS de como Coisas. Cremos não Deus Filho Jesus Cristo, Salvador e Senhor de nossas Vidas e Almas e não. Deus Espírito Santo, o Consolador Que nn Guia los Tudo QUANTO Jesus ensinou
Com o nomo de Batista existimos DESDE 1612, QUANDO Thomas Helwys de Volta da Holanda, Onde se refugiara da perseguição do Rei James I da Inglaterra, organizou com OS Que voltaram com ELE, UMA Igreja los Spitalfields Arredores de Londres.
Thomas Helwys, Que era advogado e estudioso da bíblia, AO escrever hum Livro intitulado "Uma Breve Declaração Sobre o Mistério da Iniquidade", FOI Preso e Morreu nd Prisão, EM 1615.
No livro referido, ELE escreveu Aquilo Que E hum dos Mais Caros Principios Batista, o principio da Liberdade Religiosa e de Consciência: "... uma religião Do Homem ESTA Entre Deus e ele: o rei NAO TEM POR ELA Que resposta e NEM PODE O Rei Ser juiz Entre Deus EO Homem. Que Haja, POIs, heréticos, judeus Turcos OU, OU other Mais, NAO CABE AO Poder terreno puni-los de maneira nenhuma ".
Nossas Igrejas adotam uma forma de Governo Democrático congregacional. São Igrejas autónomas CRP e. Relacionam-se com UMAs como outras MESMA Pela Fé e Ordem, de forma cooperativa e POR Laços fraternais.
Creem nd Conversão Pessoal de CADA crente a Cristo Jesus, não Exercício de Responsabilidade SUA indivíduo e Que E Aceito Pela Igreja POR batismo POR Imersão e Mediante Confissão da Fé SUA los Jesus Cristo Como Salvador Pessoal. Portanto. Nao aceitam e praticam o batismo NEM infantil.Realizam SEUS Objetivos comuns Pela Cooperação Voluntária, Na forma de Associação de Igrejas UO de Convenções, Como É O Caso da Convention Evento Batista Brasileira. Uma Convention Evento Batista Brasileira Suá Origem Em 1882, QUANDO FOI Organizada a Primeira Igreja Batista, voltada para à evangelização do Brasil , ja existiam Duas outras Igrejas Batistas, organizadas POR Imigrantes norte-Americanos, Residentes nd Região de Santa Bárbara do D'Oeste e Americana, São Paulo.
Os Casais de Missionários Batista Norte-Americanos, Recém chegados AO Brasil, Willian Buck Bagby e Anne Luther Bagby, OS pioneiros; e Zacharias Clay Taylor, Kate Stevens Crawford Taylor, auxiliados Pelo ex-padre Antônio Teixeira de Albuquerque, batizado los Santa Bárbara D 'Oeste; decidiram iniciar uma SUA Missão na Cidade de Salvador, Bahia, com 250,000 Habitantes. Ali chegaram não Ø 31 de agosto de 1882 e No dia 15 de Outubro, organizaram um PIB do Brasil com 5: Membros;. Os Dois Casais de Missionárias EO ex-padre Antônio Teixeira Este FOI o inicio n Primeiros Vinte e Cinco (25) Anos de Trabalho, Bagby e Taylor auxiliados POR other Missionários e, POR UM NUMERO Crescente de Brasileiros, evangelistas e Pastores, ja tinham Organizado 83 Igrejas, COM Approximatif 4,200.: Membros da Organização Convention Evento Segundo José dos Reis Pereira, Salomão Ginsburg FOI uma Pessoa Primeira um Pensar nd Organização de UMA Convention Evento Nacional dos Batistas Brasileiros.
Mas, somente in 1907, um concretizada Idéia de Liberdade de Informação. AB Deter, Zacharias Taylor e Salomão Ginsburg concordaram dar prosseguimento los AO Plano. Ellis conseguiram uma adesão de other Missionários de e Brasileiros de Líderes, inclusive Francisco Fulgêncio Soren, Que tinha, inicialmente, algumas Reservas.
Uma comissão de organizadora optou Pela dados de 22 de junho de 1907 parágrafo organizar uma Convention Evento, na Cidade de Salvador, QUANDO transcorreriam ósmio Primeiros 25 anos fazer Inicio do Trabalho batista brasileiro, also começado nd referida Cidade.
No dia aprazado, sem fazer Prédio Aljube, Onde funcionava um PIB de Salvador, in Sessão solene, realizada FOI uma Primeira Assembleia da Convention Evento Batista Brasileira, Composta de 43 mensageiros enviados POR associações, Igrejas e. A casa estava Cheia. O clima era de festa, celebrando o Que Deus fizera a Partir daquele inicio Tão Pequeno!
Criada uma Convention Evento, FOI eleita SUA Primeira Diretoria: Presidente - Francisco Fulgêncio Soren; 1 º Vice-Presidente - Joaquim Fernandes Lessa - 2 º Vice-Presidente - João Borges da Rocha; 1 secretario º - Teodoro Rodrigues Teixeira; 2 secretario º - Manuel I. Sampaio; Tesoureiro - Zacarias Taylor. A Motivação Básica da Criação da Convention Evento FOI Missões e falava-se nd evangelização de Portugal, do Chile e da África. FORAM criadas do Além das Duas Juntas Missionárias, Missões Nacionais e Missões Estrangeiras (Hoje Missões Mundiais) outras juntas: para a Casa Publicadora Batista, parágrafo Escola Bíblica Dominical, parágrafo União de Mocidade Batista, parágrafo Educação e Seminário, e para à Administração do Seminário. Ao afazeres Juntas 7.
Como áreas de Missões, Educação Religiosa e Publicações, Educação Teológica e Educação, como FORAM Que receberam Maior Atenção dos convencionais. Os Batistas e como Missões Missões CRP, Nacionais e mundiais empolgaram o Coração do povo batista brasileiro ea obra se expandiu POR TODO o Território pátrio e se espalhou Pelo Mundo, Como se PODE ver Hoje. Os Batistas ea Educação A Educação e UMA Marca visível do povo batista. Suá Paixão Pelo Estudo da Biblia desenvolveu o Interesse Pela Educação religiosa, cultivada NAS Igrejas atraves das Organizações de Treinamento e da EBD. Os Templos se tornaram verdadeiros complexos Educacionais.
Com a Educação Religiosa Veio um Teológica Educação. Inicialmente atraves de Aulas Dadas pelos Missionários los SUAS casas, DEPOIS surgiram OS Seminários: Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, Organizado los Recife, PE, POR Salomão Ginsburg, EM 1 º de abril de 1902, EO Seminário Teológico Batista do Sul, Fundado Pelo Missionário John Watson Shepard, na Cidade do Rio de Janeiro, 1908.
Um Estes Dois Seminários, formam agregados dezenas de other espalhados POR TODO O País, com milhares de Alunos.
A Educação de Chamada Geral, secular UO, TEVE uma Origem MESMA, o Desejo de abrir Oportunidades Para O Estudo da Juventude e, de CRIAR UMA Escola com capacidade par exercer Influência sobre a Sociedade Brasileira.
O Colégio Taylor Egídio Fundado em Salvador Pela senhora Laura Taylor e Pelo Capitão Egídio Pereira de Almeida FOI O Primeiro vingar um. Em 1922 elementos FOI transferido para à Cidade de Jaguaquara, Onde existe ATÉ Hoje. (4)
DEPOIS DELE, POR Causa e delegados, vieram o Colégio Batista Brasileiro de São Paulo; Colégio Americano Batista do Recife; Instituto Batista industrial los Corrente, Piauí; Colégio Americano, in Vitória; Colégio Batista Shepard no Rio de Janeiro; Colégio Batista Alagoano los Alagoas , Colégio Batista Fluminense los Campos, RJ; Colégio Batista Mineiro, in Belo Horizonte. Do Além destes Colégios dezenas de other FORAM organizados com a Ajuda dos Missionários OU POR Iniciativa de Igrejas, Convenções estaduais e de Particulares Batista. A Contribuição dos Batistas nd área Educacional E Realmente notável, considerando Tanto a Qualidade QUANTO quantidade um. Hoje, Perto de Dois Milhões de Brasileiros, ja passaram pelas Escolas Batistas.
Lutas e Problemas
Nem Tudo São Flores nd Caminhada da obra batista do Brasil e da Convention Evento. Ela TEM atravessado Problemas Administrativos serios, ameaças de Divisão, doutrinárias de e questões.Porem tornou-se centro de Vida batista brasileira e da Motivação do Trabalho realizado los Todo o Território Nacional. Uma Convention Evento E hum Fator de Convergência e União de Igrejas Como se filiam à Convention Evento voluntariamente, aceitam SUA declaração doutrinária e Seu Programa cooperativo e se comprometem um APOIAR e trabalhar Há Pela Expansão DO Reino de Deus não Brasil, no Mundo. Unidos los Torno da Palavra de Deus, uma Biblia Sagrada, e da Pregação fazer Evangelho, como Igrejas 6,000 ampliam Seu cooperantes Raio de Ação inclusiva, Pela Organização de Pesquisa de de centenas de Igrejas CADA Ano e Pela evangelização de milhares de Pessoas Que se convertem e São batizadas. Uma Convention Evento TEM encontrado nd Cooperação dos Pastores e Leigos, Homens e Mulheres, nd Submissão AO Espírito Santo, Sabedoria parágrafo organizar SEUS Planos e aceitar OS Desafios da Comunicação do Evangelho. Uma Convention Evento Batista Brasileira comemorou 90 Anos 1997 los Os Batistas Brasileiros PODEM Agradecer a Deus Pela Realidade Que E um CBB e Celebrar SUA existencia com alegria. ESTAMOS celebrando Aquilo Que E Mais Forte nd Denominação, o Espírito cooperativo, motivado e alimentado Pela Convention Evento, Que coloca Diante das Igrejas de forma realçada, Objetivos Sistemas Operacionais SERVIÇO e da Adoração a Deus. Lembrando permanentemente a Missão de pregar o Evangelho ATÉ OS confins da Terra. Anos de Histórias Noventa e de lições, Que Abrem Caminho Para o Futuro de União, Cooperação e DE SERVIÇO Pará Um Glória de Deus.
A Historia nn Diz Que Podemos, com Confiança los Deus, prosseguir o parágrafo Alvo Pelo prêmio da Soberana vocação, de continuar 'servindo a Deus, Nosso Senhor Jesus POR Cristo (Fil. 3:14).
Chegar AO inicio do Século XXI e do 3 º milênio com Desafios audaciosos los Seu Planejamento e SEUS realizados, Como É O Caso do Portal Batista, Que Você. ESTA Visitando e Que o manterá Informado QUANTO a Contribuição Que ELA continuação Dando AO Povo batista e AO Povo brasileiro.Uma História Mundial dos Batista PODE Ser contada a Partir de Duas raízes principais: »Das SUAS doutrinas; »Do surgimento nenhuma Cenário Mundial com o nomo Batista.
Considerando como Raízes Doutrinárias
Considerando como Raízes Doutrinárias, OS Batista SAEM Treatement das PÁGINAS fazer Novo Testamento: dos Lábios e Ensinos de Jesus e dos apóstolos e TEM SUA Trajetória Marcada Pela Oposição Toda a corrupção da doutrina Cristã claramente exposta sem Testamento Novo.
Considerando como Raízes Doutrinárias, OS Batista SAEM Treatement das PÁGINAS fazer Novo Testamento: dos Lábios e Ensinos de Jesus e dos apóstolos e TEM SUA Trajetória Marcada Pela Oposição Toda a corrupção da doutrina Cristã claramente exposta sem Testamento Novo.
Ao Consultar uma Declaração Doutrinária da Convention Evento Batista Brasileira Você. Vera Que como nossas doutrinas SAEM, com clareza límpida, das Sagradas Escrituras. Uma corrupção de algumas doutrinas Práticas de e fazer Cristianismo começaram a surgir Muito Cedo los SUA História, Como Ser PODE constatado nn Escritos dos apóstolos. This was corrupção se ampliando APOS uma "Conversão" do Imperador Constantino (306 a 337) AO Cristianismo, ocorrida a Partir de 312 QUANDO incorporou uma cruz AO Seu Estandarte e Passou a favorecer OS cristãos. Muitos destes resistentes rejeitavam como Inovações doutrinárias e como praticas POR ISSO FORAM e perseguidos, exilados e Mortos. Ellis mantiveram acesas como doutrinas cristãs genuínas e possibilitaram, atraves dos tempos Que, se levantassem other nd Idade Mídia Como Cláudio de Turim, Pedro de Bruys e Henrique de Lausanne, Pedro Vado João Wycleffe, João Huss e muitos other. Com o surgimento da Reforma Protestante liderada POR Martinho Lutero, e deflagrada los 31 de outubro de 1517 QUANDO da Publicação das famosas 95 teses SUAS, Na Porta do Castelo de Wittenberg, CRIOU-se uma Oportunidade de Que muitos Grupos dissidentes intensificassem SUAS pregações, e enguias Entre OS chamados Anabatistas Que sustentavam muitas doutrinas Que OS Batista esposam e representavam o Grupo Mais Ativo e Poderoso daquele Momento. O Nome Que lhes FOI dado Anabatistas "significa OS rebatizadores".
Finalmente, 1608 hum Grupo de Refugiados Ingleses Que FORAM parágrafo em Países Baixos Em Busca da Liberdade religiosa, liderados POR John Smyth Que era Pregador e Thomas Helwys Que era advogado, organizaram los Amsterdã, EM 1609 UMA Igreja de doutrina batista, Como era O Sonho dos Dois lideres. John Smyth batizou-se e Imersão POR los seguida batizou OS Demais Fundadores da Igreja, constituindo-se um ASSIM Primeira Igreja Organizada, tendão Como Espelho como fazer doutrinas Novo Testamento, inclusive o batismo POR Imersão e Mediante a Profissão de Fé los Jesus Cristo. Com A Morte de John Smyth logotipo DEPOIS, e da decisão de Thomas Helwys e SEUS seguidores de regressarem para à Inglaterra, a Igreja Organizada se desfez e contraditório dos SEUS: Membros se uniram AOS menonitas. Uma História Nossa nenhum e Brasil no Mundo Considerando como Raízes do nomo batista A Historia COMECA COM A Organização da Igreja in Spitalfields, nsa Arredores de Londres, EM 1612, POR SEUS Thomas Helwys e seguidores, ja batizados nd Igreja los Amsterdã. E ESTA Igreja, Que ágora Iniciá uma linhagem de Igrejas Batistas Que começam a Crescer nd Inglaterra soluço severa perseguição POR dissentirem da Igreja oficial, uma Igreja Anglicana.
A perseguição AOS Batista ea other Grupos separatistas, OS levou um contraditório VARIAS do Mundo, e los especial como colônias da América do Norte, Em Busca da Liberdade Religiosa.
Dois Homens Ilustres São considerados Fundadores das Igrejas Batistas los sozinho americano, Roger Williams, Que organizou uma Primeira Igreja Batista de Providence los 1639, Na colônia Que elementos fundou com o nomo de Rode Island, e John Clark Que organizou uma Igreja Batista de Newport, also los Rods Ilha e conhecida DESDE 1648. Os batista se espalharam pelas colônias da América Diversas do Norte e fóruns influentes nd Formação da Constituição americana de 1781. Uma Expansão dos Batistas no Mundo. Em 1791, um pastor Jovem Inglês Chamado William Carey sentindo forte compaixão pelas multidões pagãs da Índia, decidiu iniciar com o Apoio de Vários Pastores, um Movimento Para O envio de Missionário àquelas terras. ASSIM FOI criada uma Sociedade de Missões não Estrangeiro, Que TEM UMA Tido Participação Muito grande nd Expansão da obra Batista nd Ásia e África do Além de other Continentes e inclusive não Brasil. SUA Por Vez, OS Batistas Norte Americanos FORAM grandemente motivados a evangelizar o Mundo . Hum Jovem casal de Missionários Adoniram e Ana Judson enviados los 1812 Pela Igreja congregacional, parágrafo evangelizar a Índia, com Destino a Calcutá, examinando a bíblia, especialmente o Novo Testamento, um doutrino se batismo, Ja Que iriam se encontrar com o Missionário Batista William Carey e Seu Grupo de Pastores, Acabou POR QUE concluir ósmio certos batista estavam. ELES FORAM batizados Pelo Pastor William Ward companheiro de Carey. O MESMO Fato Aconteceu com Outro Missionário congregacional, also enviado uma Índia, Luther Rice, Que igualmente batizado de Liberdade de Informação, tornando-se Batista.
ELES decidiram Que Adoniram Judson permaneceria sem Oriente e Luther Raice voltaria AOS ESTADOS UNIDOS parágrafo mobilizar OS Batista Pará Um missionaria obra. Seu Trabalho e vingou los Maio de 1814, FOI UMA Funda Convention Evento los Filadélfia com o nomo de "" Convention Evento Geral da Denominação Batista nn ESTADOS UNIDOS parágrafo Missões não Estrangeiro ".
A Partir Dai, uma obra Missionária dos Batistas iniciou hum gigantesco Crescimento. Chegando inclusive, atraves dos Batistas do Sul dos ESTADOS UNIDOS, o Brasil. Onde Organizada FOI, não dia 15 de Outubro de 1882, a Primeira Igreja Batista parágrafo Brasileiros los Nossa Terra e, deste Trabalho, E Que surgiu uma Convention Evento Batista Brasileira.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
O segredo dos mórmons(uma publicação da superinteressante)
Um verdadeiro exército de garotos recatados, vindos do interior dos EUA, deve estar andando agora pelas ruas da sua cidade. Sorridentes, eles vestem camisas brancas bem passadas, seguram um livro debaixo do braço e têm como missão levar – provavelmente até a porta da sua casa – o que acreditam ser a verdadeira religião de Jesus Cristo. Eles são da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e mais conhecidos como mórmons.
Há 177 anos, os mórmons treinam e enviam missionários para converter pessoas ao redor do mundo. Com uma boa dose de perseverança, esses meninos espalhados por aí conseguiram fazer com que a religião crescesse em progressão geométrica. “É bem possível que, daqui a 40 anos, 1 em cada 20 americanos seja mórmon e o mundo tenha cerca de 50 milhões deles”, afirma Rodney Stark, professor de sociologia da Universidade de Baylor, no Texas. Hoje, eles são 12,2 milhões. E estão muito perto de ser a segunda religião da história a ter pelo menos uma congregação em cada país do planeta – logo depois dos católicos.
Segundo Frank Usarski, professor de ciência da religião da PUC-SP, isso é resultado de “um esquema de missionários muito potente, em que a oferta define a demanda, e não o contrário”. Ou seja: esses meninos de camisa branca fazem toda a diferença. No Brasil, por exemplo, há duas vezes mais mórmons missionários do que evangélicos com a mesma função. Segundo dados do IBGE, em 2000, a Igreja tinha cerca 200 000 adeptos em todo o país. Praticamente o dobro de praticantes de candomblé e 3 vezes o número de judeus. O resultado do trabalho dos missionários é que já somos o 3º país com maior número de fiéis da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em todo o mundo. Pode ter certeza de que falta bem pouco para um desses moços tocar a sua campainha.
Quem disse isso foi o então adolescente nova-iorquino Joseph Smith, em 1820, o primeiro profeta mórmon. Cristo, após a crucificação, teria subido ao céu e retornado, dias depois, ao seu corpo. Ficou aqui na Terra mais 40 dias, tendo reaparecido nos EUA, na região do Missouri. Smith jura de pés juntos que ouviu de um anjo a informação de que povos que viveram séculos atrás nos EUA receberam esse Cristo ressuscitado. O período teria ficado registrado em placas de ouro escritas por profetas que acompanharam Jesus no continente. Essas placas desapareceram – elas teriam sido levadas de volta a Deus pelas mãos do mesmo anjo. Um dos profetas, chamado Mórmon, compilou todos os relatos das placas e Smith, 18 séculos depois, teria recebido a missão divina de reescrever essa intrincada narrativa. Ele demorou 10 anos para publicar seus escritos, que deram origem ao Livro de Mórmon, impresso que, ao lado da Bíblia, orienta a religião até hoje.
Com o livro debaixo do braço, Smith foi o primeiro missionário da Igreja. A mensagem de que sua “bíblia” seria o capítulo seguinte ao Novo Testamento conquistou não apenas seguidores como também inimigos políticos e religiosos. Os dirigentes da Igreja nunca se entenderam com o governo americano e com a ética protestante, dominante no país no século 19. “Os mórmons se afirmavam como os donos da verdadeira palavra de Jesus Cristo e isso alfinetava o protestantismo”, diz John Gordon Melton, professor de estudos religiosos da cultura americana da Universidade de Indiana. Fora isso, tinha também o lado político da coisa. Smith era um líder carismático e estava doido para concorrer à Presidência dos EUA, o que incomodava bastante as autoridades.
Os mórmons foram vítimas de centenas de atos de segregação, como incêndios de caravanas lideradas por missionários e peregrinos. Até que Joseph Smith acabou assassinado dentro da cela onde estava preso, em Illinois. Em seu lugar, quem assumiu como líder foi Brigham Young, considerado o segundo profeta.
Até que o clima entre os mórmons e o governo americano arrefecesse, episódios bárbaros aconteceram. E o que acabou surgindo foi uma curiosa irmandade: mórmons e índios. Em meados de 1850, os peles-vermelhas se aliaram aos loiros-de-olhos-azuis no papel de oprimidos, para guerrear. Não eram incomuns ataques a cavalarias do governo executados em conjunto. Mórmons chegavam a pintar o rosto com tinta preta, simulando características étnicas de índios, enfiando-se como lobos entre as formações rochosas da região e desnorteando as caravanas que vinham do leste do país.
Ainda que Smith e Young, seu sucessor, fossem simpáticos à poligamia, a prática acabou fazendo com que aparecessem dissidentes dentro da própria doutrina. Alguns deles chegaram até a denunciar um suposto assédio do líder às esposas de membros da Igreja.
A prática causou tanto falatório que acabou sendo extinta e proibida oficialmente entre os praticantes da religião a partir de uma nova “revelação divina” em 1890. Mesmo assim dizem que até hoje há religiosos que se declaram mórmons e praticam a poligamia por aí. Um exemplo é a Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – para conseguirem ter mais de uma mulher, esses dissidentes apenas acrescentaram a palavra “fundamentalista” ao nome original mórmon, e fundaram outra Igreja.
A salvação entre os mórmons se dá por meio do batismo. “Na hora do julgamento final, Jesus voltará para a Terra e decidirá quem irá para o paraíso. Os escolhidos serão os batizados e seguidores de sua verdadeira doutrina”, afirma Nei Tobias Garcia, do Departamento de Assuntos Públicos da sede da Igreja no Brasil. Para garantir um lugarzinho para entes queridos, é possível batizar até mesmo quem já morreu. Essa prática incentivou a criação de um Centro de Estudos da Família, que mapeia a árvore genealógica de famílias do mundo todo. Cerca de 200 milhões de pessoas mortas já foram batizadas, incluindo Buda, todos os papas, Shakespeare, Einstein e até Elvis Presley. É bom lembrar que isso não garante que nenhum deles seja um mórmon. “Quando chegar a hora do julgamento, eles vão decidir se desejam fazer parte da Igreja, mas pelo menos lhes damos a oportunidade de escolher”, completa.
O batismo também é uma forma de manutenção de uma das instituições mais importantes para os mórmons: a família. Para eles, as famílias vivem juntas pela eternidade.
A importância da família é tão grande que os seguidores são incentivados a ter muitos e muitos filhos – depois do casamento, claro. A taxa de nascimentos entre membros é 50% mais alta do que a média nacional americana.
Quanto a restrições, até que eles nem são tão rígidos. Só não devem ingerir álcool, drogas e nada que contenha cafeína – nem chá preto, muito menos a americaníssima Coca-Cola, veja que ironia.
Os mórmons também trabalham duro, e muito. Seguem direitinho o ditado de que exercer rigorosamente o ofício enobrece. No livro “A Religião Americana”, não traduzido para o português, o autor Harold Bloom, professor da Universidade Yale, conclui que foi justamente esse preceito que fez com que os mórmons se tornassem a comunidade mais viciada em trabalho na história da religiões. Segundo análise publicada pela revista Time, se a Igreja fosse uma corporação, seguramente estaria entre as 500 mais ricas do mundo, maior que empresas como a Nike e a Gap. O patrimônio estimado da Igreja de acordo com a mesma revista americana ficaria por volta de US$ 30 bilhões.
O treinamento que acontece antes da missão é feito em um dos Centros de Treinamento de Missionários, ou CTM. O principal deles fica em Provo, Utah, onde os garotos que já sabem onde irão servir seguem para passar de 3 a 12 semanas. Lá, aprendem a língua do país para onde irão, técnicas de abordagem, temas que devem ensinar e instruções para planejar melhor o tempo.
Durante a missão, eles ficam isolados do resto do mundo para poder se concentrar no principal objetivo: falar com as pessoas para que elas conheçam a Igreja, e talvez convertê-las. Durante o tempo todo em que estão servindo, o contato com a família é restrito. O telefone só é usado em duas ocasiões especiais: no Natal e no Dia das Mães. O trabalho é pesado e a folga só acontece uma vez por semana, quando podem lavar a roupa, arrumar a casa e escrever cartas. Namorar, nem pensar.
Os mórmons ensinam uma religião, mas seus princípios não são só sobre o paraíso. São também sobre a organização econômica e social que uns devem ter com os outros. No Brasil, essa propagação tem dado resultado porque, ao “contrário da religião católica, que sofreu uma saturação, os mórmons têm espaço para conquistar novos adeptos que se sentem familiarizados e até atraí-dos pelo modo americano de vida”, afirma Gordon. Que os americanos fazem sucesso por aqui, não há dúvida. A novidade é que agora é sem Coca-Cola.
PRIMEIROS PRESIDENTES - Dois homens atuam como conselheiros diretos da autoridade máxima da Igreja. São chamados de Primeiros Presidentes.
DOZE APÓSTOLOS - A Igreja é comandada pelos 12 Apóstolos, escolhidos pelo presidente. O mais velho deles é seu sucessor natural.
QUÓRUM DOS 70 - Autoridades responsáveis em cada região do mundo em que a Igreja atua.
• A oportunidade de ficar com a sua família durante toda a eternidade.
• Uma cadeira ao lado de Deus para sempre.
• A chance de morar em outra cidade, estado ou país pagando pouco.
• Coca-Cola, além de todas as bebidas que tiverem cafeína.
• Sexo antes do casamento (dar amassos também não pode).
• Cigarros (nenhum tipo, nem os de cravo).
Há 177 anos, os mórmons treinam e enviam missionários para converter pessoas ao redor do mundo. Com uma boa dose de perseverança, esses meninos espalhados por aí conseguiram fazer com que a religião crescesse em progressão geométrica. “É bem possível que, daqui a 40 anos, 1 em cada 20 americanos seja mórmon e o mundo tenha cerca de 50 milhões deles”, afirma Rodney Stark, professor de sociologia da Universidade de Baylor, no Texas. Hoje, eles são 12,2 milhões. E estão muito perto de ser a segunda religião da história a ter pelo menos uma congregação em cada país do planeta – logo depois dos católicos.
Segundo Frank Usarski, professor de ciência da religião da PUC-SP, isso é resultado de “um esquema de missionários muito potente, em que a oferta define a demanda, e não o contrário”. Ou seja: esses meninos de camisa branca fazem toda a diferença. No Brasil, por exemplo, há duas vezes mais mórmons missionários do que evangélicos com a mesma função. Segundo dados do IBGE, em 2000, a Igreja tinha cerca 200 000 adeptos em todo o país. Praticamente o dobro de praticantes de candomblé e 3 vezes o número de judeus. O resultado do trabalho dos missionários é que já somos o 3º país com maior número de fiéis da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em todo o mundo. Pode ter certeza de que falta bem pouco para um desses moços tocar a sua campainha.
Quem são eles
Os mórmons são orgulhosamente americanos. Tanto quanto o McDonald’s e a Coca-Cola. Eles acreditam, inclusive, que Jesus Cristo deu as caras, em carne e osso, na terra de Tio Sam logo depois de ressuscitar em Jerusalém.Quem disse isso foi o então adolescente nova-iorquino Joseph Smith, em 1820, o primeiro profeta mórmon. Cristo, após a crucificação, teria subido ao céu e retornado, dias depois, ao seu corpo. Ficou aqui na Terra mais 40 dias, tendo reaparecido nos EUA, na região do Missouri. Smith jura de pés juntos que ouviu de um anjo a informação de que povos que viveram séculos atrás nos EUA receberam esse Cristo ressuscitado. O período teria ficado registrado em placas de ouro escritas por profetas que acompanharam Jesus no continente. Essas placas desapareceram – elas teriam sido levadas de volta a Deus pelas mãos do mesmo anjo. Um dos profetas, chamado Mórmon, compilou todos os relatos das placas e Smith, 18 séculos depois, teria recebido a missão divina de reescrever essa intrincada narrativa. Ele demorou 10 anos para publicar seus escritos, que deram origem ao Livro de Mórmon, impresso que, ao lado da Bíblia, orienta a religião até hoje.
Com o livro debaixo do braço, Smith foi o primeiro missionário da Igreja. A mensagem de que sua “bíblia” seria o capítulo seguinte ao Novo Testamento conquistou não apenas seguidores como também inimigos políticos e religiosos. Os dirigentes da Igreja nunca se entenderam com o governo americano e com a ética protestante, dominante no país no século 19. “Os mórmons se afirmavam como os donos da verdadeira palavra de Jesus Cristo e isso alfinetava o protestantismo”, diz John Gordon Melton, professor de estudos religiosos da cultura americana da Universidade de Indiana. Fora isso, tinha também o lado político da coisa. Smith era um líder carismático e estava doido para concorrer à Presidência dos EUA, o que incomodava bastante as autoridades.
Os mórmons foram vítimas de centenas de atos de segregação, como incêndios de caravanas lideradas por missionários e peregrinos. Até que Joseph Smith acabou assassinado dentro da cela onde estava preso, em Illinois. Em seu lugar, quem assumiu como líder foi Brigham Young, considerado o segundo profeta.
Caras-pintadas
Dispersos por cidades do Missouri, Illinois e Iowa – região central –, mórmons americanos e europeus convertidos se juntaram rumo a Utah, local ainda alheio ao comando dos EUA em 1844, uma vez que o governo se concentrava na costa leste do país. O marco dessa trajetória foi a construção de um templo em torno de um lago salgado existente no que hoje é a cidade de Salt Lake, norte do estado.Até que o clima entre os mórmons e o governo americano arrefecesse, episódios bárbaros aconteceram. E o que acabou surgindo foi uma curiosa irmandade: mórmons e índios. Em meados de 1850, os peles-vermelhas se aliaram aos loiros-de-olhos-azuis no papel de oprimidos, para guerrear. Não eram incomuns ataques a cavalarias do governo executados em conjunto. Mórmons chegavam a pintar o rosto com tinta preta, simulando características étnicas de índios, enfiando-se como lobos entre as formações rochosas da região e desnorteando as caravanas que vinham do leste do país.
Poligamia
A antipatia que os mórmons despertavam na época também tem muito a ver com uma prática que até hoje provoca polêmica: a poligamia masculina. Segundo Joseph Smith, foi Deus quem lhe revelou que um homem poderia ter várias mulheres. Portanto, isso deveria tornar-se regra dentro da comunidade. Numa época em que o puritanismo tomava conta da sociedade americana, essa idéia realmente não devia pegar muito bem. Alguns historiadores explicam que o comportamento era uma resposta ao fato de que o homem era constantemente convidado a deixar sua casa e partir para missões. O resultado: mulheres desamparadas e sem condições de se sustentar.Ainda que Smith e Young, seu sucessor, fossem simpáticos à poligamia, a prática acabou fazendo com que aparecessem dissidentes dentro da própria doutrina. Alguns deles chegaram até a denunciar um suposto assédio do líder às esposas de membros da Igreja.
A prática causou tanto falatório que acabou sendo extinta e proibida oficialmente entre os praticantes da religião a partir de uma nova “revelação divina” em 1890. Mesmo assim dizem que até hoje há religiosos que se declaram mórmons e praticam a poligamia por aí. Um exemplo é a Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – para conseguirem ter mais de uma mulher, esses dissidentes apenas acrescentaram a palavra “fundamentalista” ao nome original mórmon, e fundaram outra Igreja.
Você pode ser Deus
Mas em que os mórmons acreditam? Um dos principais pilares da crença é que cada um de nós pode se tornar Deus. Para Joseph Smith, “Deus foi antes o que somos agora”. O que quer dizer que, ao seguir os mandamentos eclesiásticos, todo homem seria capaz de chegar à divindade. Isso inclui eu e você.A salvação entre os mórmons se dá por meio do batismo. “Na hora do julgamento final, Jesus voltará para a Terra e decidirá quem irá para o paraíso. Os escolhidos serão os batizados e seguidores de sua verdadeira doutrina”, afirma Nei Tobias Garcia, do Departamento de Assuntos Públicos da sede da Igreja no Brasil. Para garantir um lugarzinho para entes queridos, é possível batizar até mesmo quem já morreu. Essa prática incentivou a criação de um Centro de Estudos da Família, que mapeia a árvore genealógica de famílias do mundo todo. Cerca de 200 milhões de pessoas mortas já foram batizadas, incluindo Buda, todos os papas, Shakespeare, Einstein e até Elvis Presley. É bom lembrar que isso não garante que nenhum deles seja um mórmon. “Quando chegar a hora do julgamento, eles vão decidir se desejam fazer parte da Igreja, mas pelo menos lhes damos a oportunidade de escolher”, completa.
O batismo também é uma forma de manutenção de uma das instituições mais importantes para os mórmons: a família. Para eles, as famílias vivem juntas pela eternidade.
A importância da família é tão grande que os seguidores são incentivados a ter muitos e muitos filhos – depois do casamento, claro. A taxa de nascimentos entre membros é 50% mais alta do que a média nacional americana.
Quanto a restrições, até que eles nem são tão rígidos. Só não devem ingerir álcool, drogas e nada que contenha cafeína – nem chá preto, muito menos a americaníssima Coca-Cola, veja que ironia.
Os mórmons também trabalham duro, e muito. Seguem direitinho o ditado de que exercer rigorosamente o ofício enobrece. No livro “A Religião Americana”, não traduzido para o português, o autor Harold Bloom, professor da Universidade Yale, conclui que foi justamente esse preceito que fez com que os mórmons se tornassem a comunidade mais viciada em trabalho na história da religiões. Segundo análise publicada pela revista Time, se a Igreja fosse uma corporação, seguramente estaria entre as 500 mais ricas do mundo, maior que empresas como a Nike e a Gap. O patrimônio estimado da Igreja de acordo com a mesma revista americana ficaria por volta de US$ 30 bilhões.
Meninos de camisa branca
O segredo de todo esse sucesso é a doutrina da peregrinação. Ou seja: espalhar missionários seriamente comprometidos por todos os cantos. Assim, a maioria dos jovens mórmons, ao atingir 19 anos, sai para cumprir sua missão. Não é uma obrigação, mas cerca de 60% vão. A sede da Igreja nos EUA recebe a ficha dos interessados.“O bom de estar em missão é que todos da Igreja o acolhem bem, não importa onde esteja”, afirma Eric Portes, mórmon que atualmente cumpre missão em São Paulo.O treinamento que acontece antes da missão é feito em um dos Centros de Treinamento de Missionários, ou CTM. O principal deles fica em Provo, Utah, onde os garotos que já sabem onde irão servir seguem para passar de 3 a 12 semanas. Lá, aprendem a língua do país para onde irão, técnicas de abordagem, temas que devem ensinar e instruções para planejar melhor o tempo.
Durante a missão, eles ficam isolados do resto do mundo para poder se concentrar no principal objetivo: falar com as pessoas para que elas conheçam a Igreja, e talvez convertê-las. Durante o tempo todo em que estão servindo, o contato com a família é restrito. O telefone só é usado em duas ocasiões especiais: no Natal e no Dia das Mães. O trabalho é pesado e a folga só acontece uma vez por semana, quando podem lavar a roupa, arrumar a casa e escrever cartas. Namorar, nem pensar.
Os mórmons ensinam uma religião, mas seus princípios não são só sobre o paraíso. São também sobre a organização econômica e social que uns devem ter com os outros. No Brasil, essa propagação tem dado resultado porque, ao “contrário da religião católica, que sofreu uma saturação, os mórmons têm espaço para conquistar novos adeptos que se sentem familiarizados e até atraí-dos pelo modo americano de vida”, afirma Gordon. Que os americanos fazem sucesso por aqui, não há dúvida. A novidade é que agora é sem Coca-Cola.
The book is on the table
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias treina, em Utah (EUA), missionários que irão para todas as partes do mundo. Para chegar lá, esses meninos precisam aprender os mais diversos idiomas – e o método para ensiná-los é um dos mais bem guardados segredos dos mórmons. Quer dizer, nem tanto. Carlos Wizard, um ex-missionário, usou esse método para abrir, em 1987, a primeira filial da escola Wizard, em Campinas (SP). Um dos macetes é a memorização de palavras por meio da repetição. Em cerca de dois meses, dizem, missionários saem dos EUA falando a língua desejada. Por aqui, quem quiser aprender o básico vai ter que se contentar com 6 meses de estudo – no mínimo.Quem são os caras
PRESIDENTE - O atual presidente, Gordon Hinckley, assumiu o cargo vitalício em 1995. Hoje com 98 anos, ele é a autoridade máxima da Igreja e é considerado um profeta.PRIMEIROS PRESIDENTES - Dois homens atuam como conselheiros diretos da autoridade máxima da Igreja. São chamados de Primeiros Presidentes.
DOZE APÓSTOLOS - A Igreja é comandada pelos 12 Apóstolos, escolhidos pelo presidente. O mais velho deles é seu sucessor natural.
QUÓRUM DOS 70 - Autoridades responsáveis em cada região do mundo em que a Igreja atua.
Ttoma lá, dá cá
Veja o que a doutrina mórmon oferece (e a que preço)
Você ganha
• Uma vaga no paraíso (só depende de você).• A oportunidade de ficar com a sua família durante toda a eternidade.
• Uma cadeira ao lado de Deus para sempre.
• A chance de morar em outra cidade, estado ou país pagando pouco.
Você perde
• Todas as biritas, uma vez que o álcool é vetado.• Coca-Cola, além de todas as bebidas que tiverem cafeína.
• Sexo antes do casamento (dar amassos também não pode).
• Cigarros (nenhum tipo, nem os de cravo).
Para saber mais
Nosso Legado: Resumo da História de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1996.
O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo.
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1995.
Pela Bandeira do Paraíso: Uma História de Fé e Violência.
Jon Krakauer, Companhia das Letras, 2003
Assinar:
Postagens (Atom)